quarta-feira, novembro 16, 2005

Edifício Holiday

Bom, vou contar a experiência que tive ao visitar o edifício Holiday em Boa Viagem.
Para quem não conhece, ele foi projetado na década de 50 para abrigar nos finais de semana as pessoas que queriam fugir um pouco da rotina indo pra praia... uma espécie de flat. O prédio era utilizado nos finais de semana pelas famílias e durante a semana os apartamentos começaram a ser utilizados para encontros extraconjugais (na época não devia existir motéis). Fato que terminou por afastar as famílias do local, degradando a imagem do prédio. Atualmente moram cerca de 3 mil pessoas de baixa renda em 476 apartamentos.
Há mais ou menos dois meses estive no edifício Holiday pesquisando para meu trabalho da graduação (trabalho que já virou lenda). A simpatia com que fui recebida me impressionou. Confesso que fui vestida o mais simples possível: de camiseta de malha, calça jeans e sandália baixa. Sem bolsa, com documentos e celular no bolso e a prancheta e máquina fotográfica na mão. Sinto-me até um pouco envergonhada por ter chegado lá com tanto preconceito.
Ao chegar e começar a observar o edifício e as pessoas que entravam e saíam dele, notei que também era observada com certa curiosidade. Depois de observar o movimento do prédio e senti-lo um pouco, me aproximei da primeira lojinha no térreo e puxei conversa com um senhor que estava sentado na frente. Disse que era um trabalho da faculdade e só precisava observar o prédio e tirar algumas fotos, nada mais...(ele pensava que eu era alguma fiscal, por isso as pessoas me olhavam com curiosidade).
O senhor começou a me contar que morava lá há 40 anos, e, apesar do pessoal ter preconceito, ali era um lugar bom de se viver e que com o novo síndico o prédio estava melhorando. Contou-me sua vida inteira, depois me apresentou sua irmã que também tem um apartamento lá... uma senhora que enquanto contava fatos ocorridos no prédio me levou para ver seu apartamento no segundo andar...
Depois subi as escadas, sozinha, pra ver a vista de um apartamento mais alto... uns 5 andares acima encontro um senhor de 80 anos na porta do seu apartamento conversando...parei um pouco e puxei conversa, ele me contou que vendia bombons na praia e fez questão de me dar um pacote de Halls...
Quando desci encontrei o síndico no térreo, que orgulhoso me mostrou as melhorias que foram feitas e com o mesmo orgulho falava da imponência do edifício Holiday (de fato com uma arquitetura moderna e ousada até hoje é um marco em Boa Viagem).
Conversei com umas 8 pessoas e notei que todas pareciam ter a necessidade de se expressar e contar suas vidas, seus dramas pessoais, suas conquistas, suas vitórias, suas derrotas, seus sonhos... Relataram suas vidas com emoção e sensibilidade.
Eu que tinha ido lá fazer apenas um trabalho frio da faculdade, (tirar fotos e analisar a planta do edifício), saí de lá emocionada... ouvir essas pessoas, ver o brilho no olhar delas ao recordarem e relatarem suas experiências e aprender com elas o valor de uma vida simples... mas com grande significado, me fez perceber como é importante saber ouvir as pessoas...
Quero ter mais chances de conseguir perceber as pessoas especiais que passam por mim...