sexta-feira, novembro 11, 2005

Amores sem ciúmes

Tenho amigos que negam sentir ciúmes, se roem por dentro e falam que estão apenas com cuidado na namorada.
Tenho amigas que fazem a maior confusão só porque o namorado olhou para o lado... e ainda dizem que confiam nele, não confiam nas mulheres que estão cada dia mais atiradas...
Tenho amigos que aprontam até dizer basta, e morrem de ciúmes da namorada (acho que com medo delas fazerem o mesmo que eles fazem).
Tenho amigas que falam que ciúme faz parte do amor... que é o tempero da relação...

Será?
Amar é sentir ciúmes?
Sentir ciúmes vai me dizer se gosto mais, ou menos, de alguém?

Nos namoros que tive não sentia ciúmes... minhas amigas me acusavam que eu não amava, não ligava, não gostava o suficiente... e eu tentava explicar que ciúme é diferente de posse, que não possuímos as pessoas, temos apenas amor por elas... minhas explicações eram em vão... eu não as convencia e ainda era taxada de não gostar e ser racional demais...

Hoje me pergunto: será que eu não gostava mesmo?

Há uns dias vi o que era esse sentimento...
Ele é estranho... dói no peito, confunde a cabeça e vem com dose de angústia. Nasce da incerteza, da insegurança...da falta de confiança.
Não sabia que o ciúme doía tanto.

Fui olhar no dicionário o significado dessa palavra:
Ciúme = Sentimento de apreensão provocado pelo receio de perder o objeto amado” (mini dicionário Luft)

Perder o objeto amado???
Até o dicionário acha que possuímos as pessoas?

Sempre acreditei que amar é deixar livre, confiar...
Sempre confiei demais, e por causa disso tive algumas decepções, mas nem por isso passei a confiar menos nas pessoas ou a trancar meu coração.

Hoje eu gosto, confio... mas a sensação de que a qualquer hora pode acabar me enlouquece!
E eu sinto ciúmes...
Eu o quero só pra mim...
E vem esse sentimento de posse e coloca abaixo o que eu acreditava: que amar é diferente de possuir...
E me pergunto se minhas amigas não estavam certas...
que os outros não passaram de amores sem ciúmes.